segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
domingo, 9 de novembro de 2008
sábado, 8 de novembro de 2008
Tecnologia e Mídias na sala de aula
Vivemos a transição de constantes mudanças num processo de reconfiguração das comunicações humanas em toda sua amplitude. No universo tecnológico temos a emergência de nos adaptarmos para não caírmos na acomodação, recebemos nossos alunos com uma grande bagagem de conhecimentos em tecnologia, pois, vivemos num mundo globalizado, onde as tecnologias estão presentes constantemente nas famílias.
O acesso a todos os meios de tecnologias e mídias permite a participação, troca de ações, controle sobre acontecimentos e modificações constantes onde podemos interagir com o mundo.
O usuário pode ouvir, ver, ler, gravar, voltar, ir adiante, selecionar, tratar e enviar qualquer tipo de mensagem para qualquer lugar. Em suma, a interatividade permite ultrapassar a condição de espectador passivo para a condição de sujeito participativo.
Na sala de aula virtual o professor tem que ser facilitador, provocador, levantar problemas para serem resolvidos, coordenar o trabalho onde aconteça a participação ativa dos alunos. Esta realidade, exige do professor um planejamento mais dinâmico, flexível, muitas vezes é necessário a busca de novos conhecimentos para resignificar sua prática em sala de aula.
A tecnologia é um instrumento para auxiliar e aprimorar o trabalho do professor em sala de aula, aproximá-lo de conceitos determinados por assuntos que condiz com a realidade dos educandos, levantando questionamentos onde desperte no aluno a pensar de maneira crítica, extraindo assim informações, onde ampliará o seu aprendizado como ser social.
O professor deixa de oferecer apenas informações e passa ser orientador, selecionando e articulando com objetos de estudo como o computador e ampla gama de opções que ele oferece. Com isso também deixa de ser a única fonte de conhecimento e informação na escola, mas com um planejamento voltado para a construção do conhecimento tendo a tecnologia e a mídia como um grande instrumento de auxílio para o seu trabalho. Esta qualidade do ensino depende dos profissionais que atuam na escola em se ajustar às novas demandas da sociedade atual.
